Perguntas frequentes sobre Implantodontia
- centrobucomaxilo
- 4 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
1. Quanto tempo preciso ficar afastado do meu trabalho para fazer os implantes?
A cirurgia de implantes normalmente tem um pós-operatório muito bom. Sendo que na maioria dos casos, o paciente deverá ficar afastado de suas atividades de 1 a 3 dias. A recomendação de repouso após a cirurgia, evitando esforços físicos, exposições ao sol e movimentos bruscos, além de seguir as recomendações do especialista, colabora para uma boa recuperação.
2. A cirurgia de implantes dói ou incha muito?
A cirurgia de implantes costuma ter um pós-operatório com mínimo desconforto. Procure seguir as recomendações do especialista e utilize a medicação conforme prescrição.
3. O tratamento com implantes é definitivo?
O tratamento com implantes ósseo-integrados já é utilizado há mais de 45 anos e os resultados a longo prazo possuem altos índices de sucesso. Para que o resultado possa ser mantido, é fundamental a realização da higiene bucal diariamente e de maneira adequado, além de retornos periódicos ao especialista.
4. Quanto tempo demora a cirurgia de implantes?
O tempo gasto durante o procedimento cirúrgico de implantes varia de acordo com a complexidade do caso. Usualmente são procedimentos pouco demorados, sendo que a cirurgia para colocação de um implante demora menos que 1 hora.
5. Meus dentes terão aparência normal?
Sim. Uma das grandes vantagens do tratamento com implantes é a possibilidade de realização de próteses com alto nível estético e funcional. Um tratamento realizado com sucesso deverá devolver a aparência normal à dentição.
6. Poderei me alimentar normalmente com os implantes?
Sim. Após a conclusão do tratamento, não haverá limitações alimentares. Alimentos excessivamente duros deverão ser evitados.
7. Existe o risco de rejeição dos implantes?
Não. O titânio utilizado na produção dos implantes é biologicamente aceito pelo organismo, não havendo risco de rejeição.
8. Até quantos anos o paciente pode fazer implantes?
Não existe um limite de idade para a realização dos implantes. Desde que o paciente esteja saudável e apresente estrutura óssea adequada, poderá se submeter à cirurgia. Todos os pacientes deverão ser avaliados previamente pelo especialista e exames complementares podem ser necessários para o correto diagnóstico e plano de tratamento.
9. Quanto custa o tratamento com implantes?
O tratamento com implantes tem sido muito difundido atualmente por seu alto grau de sucesso, tornando-o cada vez mais acessível financeiramente. Consulte o seu especialista para um perfeito diagnóstico e planejamento financeiro do seu caso.
10. Fumantes podem fazer implantes?
Sim. Os implantes atuais apresentam inovações que permitem altos índices de sucesso clínico em pacientes fumantes. Entretanto, caso possível, sugere-se evitar ou diminuir ao máximo o consumo de cigarros no período pós-operatório.
11. Pessoas com problemas no coração podem fazer implantes?
Sim, mas os pacientes com histórico de problemas no coração precisam ser avaliados previamente pelo cardiologista que o acompanha, que deverá estar ciente e autorizar o procedimento cirúrgico, para total segurança do paciente. O especialista em implantes e o cardiologista deverão definir juntos o momento adequado para a realização da cirurgia, assim como cuidar da medicação a ser utilizada.
12. A partir de que idade crianças podem fazer implantes?
As crianças podem fazer implantes após terem concluído o seu ciclo de crescimento. Uma avaliação radiográfica das mãos do paciente poderá indicar com precisão a idade óssea e se o mesmo já pode realizar procedimentos cirúrgicos com implantes.
13. Pacientes com diabetes podem fazer implantes?
Sim, desde que o diabetes esteja controlado pelo endocrinologista no momento da cirurgia. O diabetes aumenta o risco de infecção pós-operatória, assim como pode retardar a cicatrização. Também neste caso, a cooperação entre o especialista em implantes e o médico que acompanha o paciente será fundamental para o sucesso do tratamento.
14. Já vou sair da cirurgia com os meus dentes na boca?
Sim. Antes da cirurgia de colocação dos implantes é feito um molde para o estudo do caso e a definição pela melhor técnica a ser empregada para cada caso. Em muitos casos é realizada a prótese sobre o implante imediatamente após a cirurgia (carga imediata) devolvendo a estética e a função. Para os casos onde não é possível utilizar este tipo de técnica, dentes provisórios fixos ou removíveis podem ser utilizados.
Comments